ROCK AND ROLL

Free Translation Widget

Rating: 2.7/5 (468 votos)




ONLINE
1






Anos 2000

 

 

 

ANOS 2000

 

Com o pop dominando as paradas, o rock parecia ter perdido a força. No entanto uma vertente do estilo, mais consciente sobre a relação do rock e a diversidade da música surgiu, demonstrando toda a vitalidade do ideal do “rock” que insiste em não morrer. Grupos com influências diversas se dividiram entre aqueles que eram excessivamente influenciados por outros estilos de música e aqueles que preferiam manter a crueza dos fundamentos. Tendo em comum, porém a aceitação da heterogeneidade e a exaltação da história trilhada pelo rock até então, motivo pelo qual muitas das bandas surgidas nessa época serem acusadas de apenas “requentar” fórmulas já expostas por outras bandas.

Uma das bandas que comumente é associada a esse período é The Strokes. Porém o título de “salvadora do rock” é impreciso uma vez que a banda não se impôs como um novo paradigma. No entanto, trouxe a tona o hábito, por parte da mídia e do marketing, de eleger aquele que deveria segurar as rédeas do meio cultural do rock, o que eventualmente acaba não acontecendo.

Mas não foram os Strokes que viraram queridinhos da mídia: The Vines, The Hives, Yeah Yeah Yeahs, Interpol, Libertines e White Stripes também foram chamados de “the big next big thing”, tendo, no entanto, apenas uma importância módica na cultura pop.

No outro lado da questão, algumas bandas surgiram e se estabeleceram distante de círculos hipados dos jornais de Londres e das pistas de dança modernas. Algumas delas são: Queen of the Stone Ages e The Mars Volta.

Indie Rock: O indie rock dessa década (que se afastou completamente da proposta original de rotular bandas auto-produzidas) perdeu toda a idéia dos anos 90 e ficou mais conhecido por serem bandas de rock alternativo se aproximando do pop, os diversos subgêneros criados com esse estilo são marcadas pelo revivalismo do pós-punk dos anos 80 só que feito de um jeito mais contemporâneo. Típicas bandas influenciadoras: Gang of Four, Blondie, Joy Division, The Cure.

Alguns exemplos desse estilo: Franz Ferdinand, Bloc Party, Kaiser Chiefs, The Coral, Raconteurs, She Wants Revenge, Arctic Monkeys etc. O indie rock dos anos 2000 acabou levando a muitos outros estilos, alguns até hoje não rotulados. A situação caminhou a tal ponto que é quase impossível saber o que é e o que não é indie rock.

Dance-punk: (ou disco-punk): Pode ser considerado um tipo de indie rock, pois também tem clara influência do pós-punk. A mistura de ritmos e batidas dançantes com o punk e a New Rave, movimento que começou em Londres e tem como percussores as bandas: Radio 4, LCD Soundssystem, Klaxons, Shitdisco, The Rapture e tem como maior característica a mistura do punk-ock, pós-punk, e samples de Música Eletrônica atuais. Em 2006 foi criado a New Rave, um movimento de dance-punk europeu.

 

The Vines - Get Free - http://mais.uol.com.br/view/16225750

 

The Hives - Hate to Say I Told So - http://mais.uol.com.br/view/16225755

 

Yeah Yeah Yeahs - Rich - http://mais.uol.com.br/view/16225758

 

Interpol - Everything Is Wrong - http://mais.uol.com.br/view/16225760

 

The Libertines - Can't Stand Me Now - http://mais.uol.com.br/view/16225761

 

The White Stripes - Fell in Love With a Girl- http://mais.uol.com.br/view/16225763

 

Queens Of The Stone Age - No One Knows - http://mais.uol.com.br/view/16225768

 

The Mars Volta - Wax Simulacra - http://mais.uol.com.br/view/16225770

 

Indie Rock:

 

Franz Ferdinand - Take Me Out - http://mais.uol.com.br/view/16225774

 

Bloc Party - Banquet - http://mais.uol.com.br/view/16225775

 

Kaiser Chiefs - Ruby - http://mais.uol.com.br/view/16225778

 

The Coral - Dreaming of You - http://mais.uol.com.br/view/16225784

 

The Raconteurs - Steady, As She Goes - http://mais.uol.com.br/view/16225787

 

She Wants Revenge - Written in Blood - http://mais.uol.com.br/view/16225794

 

Arctic Monkeys - R U Mine - http://mais.uol.com.br/view/16225798

 

Dance Punk:

 

Radio 4 - Enemies Like This - http://mais.uol.com.br/view/16225799

 

LCD Soundsystem - Call The Police - http://mais.uol.com.br/view/16225804

 

Klaxons - Echoes - http://mais.uol.com.br/view/16225816

 

Shitdisco - OK - http://mais.uol.com.br/view/16225819

 

The Rapture - In The Grace Of Your Love - http://mais.uol.com.br/view/16225823

 


 

 Abaixo uma novidade: Músicas tiradas de sites com o consentimento de seus autores

 

no site www.papotorto.com.br de Jota Oliveira são colocadas 100 músicas de sua preferência com seus comentários abaixo, todas baseadas nos anos 2000, porém vou colocar somente as que acho mais dentro do meu padrão Rock'n'Roll, para que a página não fique sobrecarregada.

 

 

Outro detalhe é que aqui serão colocados o Rock Internacional e o Nacional, juntos.

 

Nickelback - How Remind Me (2001) - http://mais.uol.com.br/view/16227610

Assumidamente uma banda de baladas. Nickelback entra na lista pelo destaque que teve nas rádios. E era uma daquelas músicas que os caras queriam tirar no violão pra impressionar as meninas.

 

O Surto - A Cera (2000) - http://mais.uol.com.br/view/16227617

A música que todo mundo sabe a letra de cor, e muita gente ainda acha que é o Charlie Brown Jr. Tocou ABSURDAMENTE nas rádios e na MTV. Uma das muitas bandas que surgiram na época com apenas um hit e sumiram depois.

 

ColdPlay - Clocks - (2002) - http://mais.uol.com.br/view/16227624

Olhe para o que o Coldplay é hoje e ouça essa maravilha. Chega dá tristeza né? A banda era uma das esperanças britânicas após a bagunça que o Oasis tinha se tornado. "Clocks" Foi composta rapidamente e quase ficou de fora do álbum "A Rush of Blood to the Head". Um dos mais bem sucedidos da banda.

 

 Charlie Brown Jr. Só Por Uma Noite-(2003) http://mais.uol.com.br/view/16227683

Repare bem no início do clipe, quando o Paulo Miklos (Titãs) pedem para eles serem "elegantes" e "não ficar pulando", parecia resumir bem o clima da banda após o segundo e impressionante disco "Preço Curto, Prazo longo", tendo que lidar com o sucesso e as cobranças da fama. O clipe foi todo pensado por Chorão e a música foi tema da "Malhação". A banda era a maior do Brasil, infelizmente a gente sabe que os caras não

 

 Snow Patrol - Open Your Eyes- (2007) http://mais.uol.com.br/view/16227690

 

aguarde mais...

 

 

 

 

Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis