Criar um Site Grátis Fantástico
 ROCK AND ROLL

Free Translation Widget

Rating: 2.7/5 (772 votos)




ONLINE
7






THE BEATLES

NESTA PÁGINA APRESENTAMOS TODOS OS 13 ÁLBUNS OFICIAIS DOS BEATLES E MAIS O PAST MASTER VOLUME UM E DOIS COM OS LADOS B NÃO LANÇADOS NOS ÁLBUNS.

 

 

Foram apenas pouco mais de 7 anos de registro musical, mas do final de 1962 até o início de 1970 os Beatles deixaram um inigualável tesouro artístico. 13 álbuns e inúmeros singles e EPs embalam até hoje nossa lembrança e  atraem cada vez mais fãs. Muitos nascidos mesmo depois da morte de John Lennon.
Não dá para escrever tudo sobre os Beatles, suas influências vão além do campo musical, e alterou em muito a maneira de pensar e vestir dos jovens dos anos 60. Do 'Yeah Yeah Yeah' até as 'Revolutions' muita coisa aconteceu, e aqui vai um breve histórico do que foi o grupo que transformou o mundo.

 

 

PLEASE PLEASE ME

( Parlophone )
Produzido por George Martin
Data de lançamento UK - 22 Março 1963
Lançamento em CD  - 26 Fevereiro 1987

 

1 - I SAW HER STANDING THERE
2 - MISERY
3 - ANNA ( GO TO HIM )
4 - CHAINS
5 - BOYS
6 - ASK ME WHY
7 - PLEASE PLEASE ME
8 - LOVE ME DO
9 - P.S. I LOVE YOU
10 - BABY IT´S YOU
11 - DO YOU WAN TO KNOW A SECRET
12 - A TASTE OF HONEY
13 - THERE´S A PLACE
14 - TWIST AND SHOUT

É preciso um pouco de imaginação para nos levar ao ano de 1963 e ao que acontecia no campo musical daquele tempo. O 1º LP dos Beatles, Please Please Me ( with Love Me Do and 12 Other Songs )foi gravado em apenas um dia, e praticamente ao vivo. É incocebível para nós, hoje, com toda a tecnologia dos estúdios, ter um álbum gravado nessas circunstâncias. Hoje, um grupo leva mêses, as vezes anos produzindo um disco. Raros são os grupos que gravam um disco no intervalo de 1 ano. Na maioria dos casos levam 3 anos ou mais entre um disco e outro. Por isso temos que nos transportar para os anos 60 para entender como foi gravado 'Please Please Me'.

Naquela época, o que sustentava o mercado fonográfico eram os 'Singles', ou compactos, como eram conhecidos no Brasil. Cada grupo, ou cantor, era lançado no mercado com um single. Se fizesse sucesso, era lançado o 2º, ou 3º, até chegar na forma de LP. Ter um LP naquela época era um privilégio.

Os Beatles já haviam lançados 2 singles no início de 1963. 'Love Me Do' ( com 'P.S. I Love You' do outro lado ) e 'Please Please Me' ( com 'Ask Me Why' ). Ambos foram bem recebidos, especialmente 'Please Please Me', que alcançou o 1º lugar.

Óbviamente a gravadora 'Parlophone', da qual os Beatles eram contratados, viu neles uma possível mina de ouro, e um LP sério candidato a um 'Best Seller'. Mesmo assim o investimento em um grupo novo era pouco. Mal havia mídia e tampouco MTVs. Tudo era feito da forma mais natural, sem fabricação nem rótulos.

O tempo cedido à gravação do LP foi o de um dia. Os Beatles já tinham 4 músicas gravadas, então o que eles precisavam era gravar mais 10 ( Geralmente um LP continha 14 músicas, todas com pouco mais de 2 minutos de duraçã ) .As gravações ocorreram em 11 de Fevereiro de 1963 ( com exceção de 'Love Me Do', e 'P.S', I Love You', em 04 de Setembro de 1962, e 'Please Please Me' e 'Ask Me Why', em 26 de Novembro de 1962 ). Duraram 16 horas e custaram apenas 400 Libras.

John Lennon e Paul McCartney tinham um bom estoque de canções próprias, mas mesmo assim George Martin não quis arriscar e dividiu o disco em Composições da banda com 'Covers' de músicas antigas. Os Covers são de canções que os Beatles cantavam no 'Cavern', fato que, ao gravar, já sabiam todos de cor, e os erros durante a gravação foram poucos. George Martin achou melhor não incluir nenhuma música de  Chuck Berry e Little Richard no disco, Talvez por achar que o Rock and Roll estivesse saindo de moda.

O Disco teve poucos overdubs. um ou outro piano foi incluido depois, assim como palmas e outros detalhes. O Disco foi gravado praticamente ao vivo e mixado em mono. O estéreo naquela época se restringia a poucos aparelhos, e os toca-discos mono dominavam o mercado. Talvez tenha sido essa a desculpa por George Martin ter lançado o CD, anos mais tarde,  apenas em Mono.

Estranhamente os LPs americanos e os relançamento nos anos 70 são em estéreo, mas um estéreo sofrível: Em um canal ouve-se os intrumentos e do outro, as vozes. Em CDs, apenas cópias piratas possuem essa versão das músicas.

O LP foi lançado em 27 de Março de 1963 na Grã-Bretanha. Entrou no Top 10 no final do mês, e em 08 de Maio do mesmo ano alcançou o 1º lugar nas paradas, permanecendo lá durante 29 semanas. Nâo foi lançado originalmente nos Estados Unidos, pois naquela época, eram mercados bastante distintos.

George Martin conseguiu que um pequeno selo ( Vee Jay ) lançasse o disco na América, com pequena variação da ordem das músicas e capa diferente. Mas apesar do sucesso na Inglaterra, os Beatles ainda não conseguiram entrar na parada americana.

A famosa foto da capa, em que aparecem debruçados numa escada, foi tirada por Angus McBean na própria escadaria do prédio da EMI, na Manchester Square de Londres. A idéia da capa foi do próprio Paul ( como na grande maioria das capas do grupo ).

 

I SAW HER STANDING THERE  ( Lennon - McCartney )
Com uma simples contagem de Paul os Beatles dão início a sua carreira. Um simples Rock'n'roll  cantado por Paul  abre o disco. Os 'ooooh's  de John e George em breve se tornariam a marca registrada do grupo. John Lennon faria uma versão dessa música 12 anos mais tarde, no concerto em que dividiu o palco com Elton John, por incrível que pareça, pois essa música é de Paul.

 

I Saw Her Standing There (Remastered 2009)

 

MISERY ( Lennon - McCartney )
Composta principalmente por para ser gravada por Helen Shapiro ( cantora que excursionava com os Beatles ), a música é de John, com alguma participação de Paul. John canta e George Martin toca piano.

 

Misery (Remastered 2009)

 

ANNA ( GO TO HIM ) ( Alexander )
O 1º cover do disco. Uma simples balada que já havia sido gravada anteriormente por Arthur Alexander  em 1962. John canta e Paul e George fazem o coro.

 

Anna (Go To Him) (Remastered 2009)



CHAINS 
( Gerry Goffin / Carole King )
A estréia de George como cantor num disco dos Beatles. A música já havia sido grvada por 'The Cookies', e Carole King, a compositora, faria anos mais tarde sucesso com 'It´s Too Late'.

 

Chains (Remastered 2009)



BOYS 
( Luther Dixon / Wes Farrel )
A contribuição do vocal de Ringo nesse disco se dá num cover do grupo americano 'The Shirelles', de 1960. Esquisito mesmo é pensar porque cargas d'água Ringo estaria cantando uma musica dedicada à 'garotos'.

 

Boys (Remastered 2009)



ASK ME WHY 
( Lennon - McCartney )
Originalmente o lado B do single ' Please Please Me', a música já havia sido gravada no ano anterior. Uma das primeiras harmonias mais trabalhadas do grupo, a música é de John, com Paul e George fazendo as vozes de fundo.

 

Ask Me Why (Remastered 2009)



PLEASE PLEASE ME 
( Lennon - McCartney )
O primeiro Hit do grupo. A música original era mais lenta, no estilo choroso de Roy Orbison. George Martin achou por melhor acelerá-la.  Assim como Love Me Do, Os Beatles brincam com o sentido da palavra 'Please'.
Música de John, e um dos primeiros registros de sua harmônica, que seria um instrumento indispensável na 1ª fase dos Beatles.

 

Please Please Me (Remastered 2009)

 

LOVE ME DO ( Lennon - McCartney )
Apesar de ter sido gravada em Setembro de 1962, essa versão NÃO é mesma lançada no single 'Love Me Do'. George Martin ainda suspeitava da habilidades de Ringo, portanto gravou essa música 2 vezes, uma  em 04 de Setembro  e outra em 11 de Setembro, com outro baterista,. A versão do LP conta com o baterista Andy White, com Ringo no pandeiro. música de Paul. cantada por ele.

 

Love Me Do (Remastered 2009)

 

P.S. I LOVE YOU ( Lennon - McCartney )
Lado B do single 'Love Me Do'. Música de Paul, cantada por ele num estilo a lá Elvis.

 

P.S. I Love You (Remastered 2009)

 

BABY IT´S YOU ( Hal David / Burt Bacharach / Barney Willians )
Outro cover da banda. Uma balada de Burt Bacharach ( compositor que faria sucesso nos anos seguintes ) cantada por John. George Martin toca o solo de piano.

 

Baby It's You (Remastered 2009)

 

DO YOU WANT TO KNOW A SECRET ? ( Lennon - McCartney )
Composição feita por John para o cantor 'Billy J. Kramer', empresariado por Brian Epstein, na qual chegou ao 1º lugar nas paradas. A idéia dessa música veio do desenho animado 'Cinderela', e na versão dos Beatles George Harrison é quem canta.

 

Do You Want To Know A Secret (Remastered 2009)

 

A TASTE OF HONEY ( Ric Marlow / Bobby Scott )
Balada típica das preferidas de Paul McCartney. Os Beatles costumavam cantá-la no Cavern e em Hamburgo . Gravada originalmente por Lenny Welch em 1962, a canção ficou mais famosa por uma versão instumental no estilo Jazz. Óbviamente Paul é quem canta.

 

A Taste Of Honey (Remastered 2009)

 

THERE´S A PLACE ( Lennon - McCartney )
A última música da Dupla Lennon-McCartney do disco. Escrita por John, mas cantada junto com Paul.

 

There's A Place (Remastered 2009)

 

TWIST AND SHOUT ( Bert Russel / Phil Medley )
Um dos Hits do disco e o cover mais famoso dos Beatles. Foi a   última música da maratona de gravação do disco. John estava tão rouco que a música deveria sair  perfeita numa  tentativa só pois ele talvez não conseguisse cantá-la depois. A música já havia sido sucesso do grupo americano  Isley Brothers' em 1962, mas os Beatles conseguiram deixá-la mais visceral, e sem dúvida, a voz rouca de John contribui para isso. Um grande fechamento para o disco de estréia dos Beatles.

 

Twist And Shout (Remastered 2009)

 

_________________________________________________________________________

 

 

WITH THE BEATLES
( Parlophone )

Produzido por George Martin

Data de lançamento UK - 22 Novembro 1963
Lançamento em CD - 26 Fevereiro 1987
1 - IT  WON´T BE LONG
2 - ALL I´VE GOT TO DO
3 - ALL MY LOVING
4 - DON´T BOTHER ME
5 - LITTLE CHILD
6 - TILL THERE WAS YOU
7 - PLEASE MR POSTMAN
8 - ROLL OVER BEETHOVEN
9 - HOLD ME TIGHT
10 - YOU REALLY GOT A HOLD ON ME
11 - I WANNA BE YOUR MAN
12 - DEVIL IN HER HEART
13 - NOT A SECOND TIME
14 - MONEY ( THAT´S WHAT I WANT )

Lançado no final de 1963, o 2º disco dos Beatles segue a mesma fórmula do álbum 'Please Please Me': Metade das músicas são do grupo e a outra metade covers ( músicas que o grupo já apresentava em suas apresentações no Cavern e Hamburgo ).

Não há dúvida que os Beatles deram um salto na qualidade deste disco. Mais tempo foi destinado as gravações e o grupo experimentava seus primeiros truques de estúdio, dobrando as vozes e instrumentos.

Nessa época os Beatles já estavam consagrados definitivamente na Grã-Bretanha, principalmente pelos singles ' From Me To You', 'She Loves You' e 'I Want To Hold Your Hand'. Lennon e McCartney já estavam sendo aclamados como os compositores do século e seu estilo copiado por inúmeros grupos, principalmente de Liverpool.

As sessões começaram no dia 11 de Setembro de 1963, porém, os Beatles só finalizariam o disco no mês de Outubro, devido às turnês e outros compromissos.

O disco ficou no topo das paradas por 21 semanas e tornou-se o 1º álbum de rock a vender mais de um milhão de cópias na Grã-Bretanha.

A foto da capa é obra de  Robert Freeman, e mostra os Beatles em meia-luz, num estilo parecido que Astrid Kirchherr ( namorada de Stuart Stucliffe - 1º baixista do grupo ) as tirava em Hamburgo. O equivalente americano ao LP 'With The Beatles' é o álbum 'Meet The Beatles'. Novamente o CD é lançado em mono. As versões em estéreo aparecem somente na versão americana e nos relançamentos dos anos 70.

 

IT WON´T BE LONG  ( Lennon/McCartney )
Gravada em 30 de Julho 1963

Gravada originalmente para ser um Single, a música é de John, que faz o vocal principal.

 

It Won't Be Long (Remastered 2009)



ALL I´VE GOT TO DO  ( Lennon/McCartney )
11 de Setembro 1963

Balada de John, que canta. Ringo inova um pouco na batida da música, saindo do acompanhamento tradicional.

 

All I've Got To Do (Remastered 2009)



ALL MY LOVING  ( Lennon/McCartney )
30 de Julho de 1963

Composta por Paul quando se barbeava certa manhã, a música tem como ponto alto o baixo de Paul e a guitarra rítmica de John.

 

The Beatles - All My Loving (2009 Mono Remaster)



DON´T BOTHER ME  ( Harrison )
12 de Setembro de 1963
Primeira registro em disco oficial de uma música de George Harrison. Existe a história de que foi composta quando George estava doente no hotel Bournemouth, no meio de uma turnê, e tudo que ele pedia era que 'não o aborrecessem'. Além da formação original, Paul toca pandeiro e Ringo um bongô árabe.

 

Don't Bother Me (Remastered 2009)

 

LITTLE CHILD  ( Lennon/McCartney )
12 de Setembro, 03 de Outubro de 1963
Um pouco de falta de insíração... e eis Little Child.  Mesmo assim, a faixa é de pura energia. John toca harmônica e Paul, piano.

 

Little Child (Remastered 2009)

 

TILL THERE WAS YOU  ( Meredith Willson )
30 Julho de 1963
Balada que se adapta perfeitamente à voz de Paul. A canção é do musical da Broadway 'The Music Man', de 1957, e como em 'A Taste of Honey', Paul incluía esses números quase acústicos entre os rocks mais pesados.

 

Till There Was You (Remastered 2009)

 

PLEASE MISTER POSTMAN   ( Dobbin/Garrett/Garman/Brianbert )
30 de Julho de 1963
Imortalizada pelos 'Carpenters' nos anos 70, a música é um clássico da gravadora 'Motown', onde foi gravada pelo grupo 'The Marvelettes'. John faz o vocal principal.

 

Please Mister Postman (Remastered 2009)

 

ROLL OVER BEETHOVEN  ( Chuck Berry )
30 de Julho de 1963
John costumava cantar essa música na época do Quarrymen, mas acabou passando-a para George. Clássico de Chuck Berry, foi gravada originalmente em 1956. Foi a música que George cantou durante muito tempo na turnê dos Beatles.

 

Roll Over Beethoven (Remastered 2009)

 

HOLD ME TIGHT  ( Lennon/McCartney )
12 de Setembro de 1963
Essa música deveria fazer parte do 1º LP dos Beatles. Foi gravada durante as 1ºs sessões da EMI, mas infelizmente a fita foi perdida. Composta por Paul com ajuda de John. Paul canta.

 

Hold Me Tight (Remastered 2009)

 

YOU REALLY GOT A HOLD ON ME  ( Willian 'Smokey' Robinson )
18 de Julho de 1963
Outra música da 'Motown', gravada por 'The Miracles' em 1962. John canta.

 

You Really Got A Hold On Me (Remastered 2009)

 

I WANNA  BE YOUR MAN  ( Lennon/McCartney )
11, 12, 30 de Setembro, 03,23 de Outubro 1963
Escrita por Paul, com ajuda de John, essa música foi dada de presente aos 'Rolling Stones' quando estes encontraram os Beatles numa rua de Londres. A versão dos Beatles é cantada por Ringo, que geralmente esquecia que a música tinha 2 versos, e cantava apenas um nas versões ao vivo...

 

I Wanna Be Your Man (Remastered 2009)

 

DEVIL IN HER HEART  ( Richard Drapkin )
18 de Julho 1963
Raramente George cantava mais do que 2 música por LP, mas nesse disco seus companheiros foram 'generosos' e ele ganhou 3. Outra música de um grupo feminino americano, 'The Donays', de 1962.

 

Devil In Her Heart (Remastered 2009)

 

NOT A SECOND TIME  ( Lennon/McCartney )
11 de Setembro 1963
John canta essa música ( com voz dobrada ). perceba como no final da música ele canta o verso '..not a second time....' exatamente igual a '...all I´ve got to do.

 

Not A Second Time (Remastered 2009)

 

MONEY ( THAT´S WHAT I WANT )  ( Berry Gordy/Janie Bradford )
18, 30 de Julho, 30 de Setembro 1963
O último cover do disco, e o 3º da Motown. O equivalente a Twist and Shout do 1º disco, Money foi um hit de Barret Strong em 1960. John fez pequenas inclusões na letra da música, quando no final canta ' I wanna be free'. George Martin toca piano.

 

Money (That's What I Want) (Remastered 2009)

 

_________________________________________________________________________

 

A HARD DAY´S NIGHT
( Parlophone )

Produzido por George Martin
Data de lançamento UK - 10 Agosto 1964
Lançamento em CD  - 
26 Fevereiro 1987
1 - A HARD DAY´S NIGHT
2 - I SHOULD HAVE KNOWN BETTER
3 - IF I FELL
4 - I´M HAPPY JUST TO DANCE WITH YOU
5 - AND I LOVE HER
6 - TELL ME WHY
7 - CAN´T BUY ME LOVE
8 - ANY TIME AT ALL
9 - I´LL CRY INSTEAD
10 - THINGS WE SAID TODAY
11 - WHEN I GET HOME
12 - YOU CAN´T DO THAT
13 - I´LL BE BACK

 

Em 1964 os Beatles  já estavam consolidados como a melhor banda do planeta. Haviam conquistado os Estados Unidos, vendiam como nunca, seus shows eram disputadíssimos, faziam apresentações especiais para a rádio, tinham vários singles nas paradas e participavam de programas de TV. Nessa agenda apertadíssima, só faltava uma coisa ao grupo: Fazer um filme.

Acompanhando o lançamento do filme da United Artists, 'A Hard Day´s Night', esse 3º LP dos Beatles foi o primeiro a conter só composições do grupo, e o ÚNICO a conter só canções de Lennon / McCartney.

Como o filme foi rodado as pressas, o álbum foi gravado da mesma maneira, ou seja, John Lennon e Paul McCartney tiveram MENOS DE 2 SEMANAS para compor e ensaiar as músicas da trilha, ou seja, praticamente o lado A do LP.

O Lado B  foi composto durante as filmagens, e apesar de não fazer parte do filme, são músicas de qualidade indiscutível.

Outro fato significante do disco é de que George canta apenas uma música, e pela primeira vez, Ringo não canta nenhuma. 10 das 13 músicas são praticamente de John, sendo o restante de Paul.Não há dúvida nenhuma de que John dominava nesta primeira fase dos Beatles.

Durante as sessões de gravação do disco, os Beatles ainda gravaram um EP - 'Long Tall Sally', com 3 covers, e uma ( mais uma ) canção de John, 'I Call Your Name', que poderia facilmente ser incluída no disco.

O Disco ficou no 1º lugar das paradas  por 21 semanas, só sendo desbancado por outro disco dos Beatles ( o subsequente ' Beatles for Sale' ).Nos Estados Unidos o LP saiu com o mesmo nome ( A Hard day´s Night ), porém só com as músicas do lado A, somadas a versões orquestradas de George Martin. O restante do disco original só sairia no LP americano ' Something New'.

A mixagem original foi feita em Mono, porém, nos discos americanos saiu em estéreo. No CD, mais uma vez George Martin optou por lançá-lo em Mono. Fato discutível, pois o estéreo desse disco é muito bom. Prova é que as músicas desse album, quando são acrescentadas em algum CD coletânea, aparecem em estéreo.

 

A HARD DAY´S NIGHT ( Lennon/McCartney )
Gravada em 16 de Abril de 1964
Lançada como Single um mês antes do LP, a música foi título do filme por inspiração de uma frase de Ringo, que inadvertidamente comentou 'É a noite de um dia duro'. John a compõs quase inteira, sendo que a parte do meio é de Paul. Pela primeira vez os dois obedecem a fórmula de que 'quem fez, canta', e a música é um belo exemplo dos dois dividindo os vocais em refrões diferentes. Isso os acompanharia até o final do grupo.George havia adquirido uma Rickenbaker de 12 cordas, e o acorde inicial é dessa guitarra. A guitarra seria a marca registrada de George em todo ano de 1964, e acabaria por influenciar o estilo de outros grupos, como 'The Byrds'.
O Single ' A Hard Day´s Night' foi o 3º do grupo a alcançar o 1º lugar em menos de uma semana depois do lançamento.

 

A Hard Day's Night (Remastered 2009)

 

I SHOULD HAVE KNOWN BETTER  ( Lennon/McCartney )
26  de Fevereiro de 1964
Composta basicamente em cima de 2 acordes, essa música é típica de John, que assim como outras do mesmo período, usa sua harmônica para compensar a falta de outros instrumentos, mas sem por isso, deixar de ser brilhante.

 

I Should Have Known Better (Remastered 2009)

 

IF I FELL  ( Lennon/McCartney )
27 de Fevereiro de 1964
Naquela época a diferença de estilos entre John e Paul não eram tão significantes. Apesar de ser mais 'rocker' que seu companheiro, foi John Lennon quem compôs essa balada. John e Paul dividem o vocal, e apesar de Paul fazer a 2ª voz, e esta a mais significativa. Na versão em estéreo ( não disponível em CD ) Paul dá uma engasgada na frase '...was in vain...', o que não acontece na versão mono.

 

The Beatles - If I Fell (Stereo)

 

I'M HAPPY JUST TO DANCE WITH YOU  ( Lennon/McCartney )
01 de Março de 1964
George Harrison dá as caras... e para por aí. A única música cantada por George no disco não é dele ( e também nenhum cover ). É sim, de seu amigo John Lennon.

 

I'm Happy Just To Dance With You (Remastered 2009)

 

AND I LOVE HER  ( Lennon/McCartney )
27 de Fevereiro de 1964
A 1ª música genuinamente McCartney do disco.  Inspirada em sua namorada da época, Jane Asher, Paul tentou exaustivamente dar-lhe o melhor arranjo durante 3 dias, até perceber que o melhor talvez fosse ambientá-la do modo acústico. Fugindo do tradicional, os Beatles a gravaram com violões e bongôs, e sem dúvida, transformaram-na num hit.

 

The Beatles - And I Love Her (A Hard Day's Night Soundtrack Vinyl Rip)

 

TELL ME WHY  ( Lennon/McCartney )
27 de Fevereiro de 1964
Outra composição de John. Daquelas que grudam na cabeça e não saem mais. John canta, mas no refrão sua voz é somada com a de Paul e George.

 

Tell Me Why (Remastered 2009)

 

CAN'T BUY ME LOVE  ( Lennon/McCartney )
29 de Janeiro de 1964
Lançada como o 1º single de 1964, a música foi incluída no disco como um dos momentos mais hilários do filme, Onde os Beatles pulam num campo feito uns loucos. Gravada  no estúdio Pathé Marconi em Paris, os garotos tiveram apenas poucas horas para finalizá-la, arranjá-la  e finalmente gravá-la, junto com as versões em alemão de 'She Loves You' e 'I Wanna Hold Your Hand'. Foi uma das primeiras incursões dos Beatles fora dos Estúdios da EMI em Abbey Road. A música é de Paul, e cantada por ele. George colocou seu solo de guitarra depois, por meio de overdub ( pode-se ouvir o original por baixo dele ).

 

(12245) The Beatles - Can't Buy Me Love (Stripped Down Mix) - YouTube

 

ANY TIME AT ALL  ( Lennon/McCartney )
02 de Junho de 1964
Apesar de não fazer parte do filme, a música foi finalizada enquanto os Beatles a gravavam. A pressão dos compromissos muitas vezes faziam com que os Beatles levassem as músicas incompletas para o estúdio de gravação. Música de John, que canta. George Martin acrescentou um piano ao solo.

 

Any Time At All (Remastered 2009)

 

I'LL CRY INSTEAD  ( Lennon/McCartney )
01 de Junho de 1964
Originalmente deveria ser incluída no filme, mas o diretor Richard Lester não encontrou espaço para ela Uma das primeiras músicas dos Beatles influenciada pela Coutry Music americana.Composta por John, é ele quem canta. Na versão americana, ela ganha um verso 'extra' ( na verdade, uma remixagem que a deixou mais longa ).

 

I'll Cry Instead (Remastered 2009)

 

THINGS WE SAID TODAY  ( Lennon/McCartney )
02 de Junho de 1964
A 3ª música inteiramente de Paul no disco. Paul estava experimentando compor em acordes menores, e a música veio praticamente em cima de um único acorde. Óbviamente, é Paul quem canta.

 

Things We Said Today (Remastered 2009)

 

WHEN I GET HOME  ( Lennon/McCartney )
02 de Junho de 1964
Mais uma música de John. Ele canta com o apoio de Paul e George.

 

(12245) When I Get Home (Remastered 2009) - YouTube

 

YOU CAN'T DO THAT  ( Lennon/McCartney )
25 de Fevereiro / 22 de Maio de 1964
Inspirada no Rhythm & Blues americano, A música foi lado B do Single 'Can´t Buy Me Love', e sua base gravada no mesmo dia das gravações do Estúdio Pathé Marconi. Os vocais foram colocados mais tarde em Abbey Road. Pela primeira vez, é John que faz o solo de guitarra. John também canta.

 

You Can't Do That (Remastered 2009)

 

I'LL BE BACK  ( Lennon/McCartney )
01 de Junho de 1964.
A última música do disco, é mais uma vez, de John. Soando mais como uma melodia 'a McCartney', John prova que sabe fazer belas baladas.Cantada quase que praticamente em 3 vozes, os Beatles adotam a fórmula usada em 'This Boy', e o grupo começa a ser reconhecido também pelos belos arranjos vocais.

 

I'll Be Back (Remastered 2009)

 

_________________________________________________________________________

 

 

BEATLES FOR SALE
( Parlophone )

Produzido por George Martin
Data de lançamento UK - 04 Dezembro 1964
Lançamento em CD  - 
26 Fevereiro 1987

 

1 - NO REPLY
2 - I´M A LOSER
3 - BABY´S IN BLACK
4 - ROCK AND ROLL MUSIC
5 - I´LL FOLLOW THE SUN
6 - MR MOONLIGHT
7 - KANSAS CITY / HEY HEY HEY
8 - EIGHT DAYS A WEEK
9 - WORDS OF LOVE
10 - HONEY DON´T
11 - EVERY LITTLE THING
12 - I DON´T WANT TO SPOILD THE PARTY
13 - WHAT YOU´RE DOING
14 - EVERYBODY´S TRYING TO BE MY BABY

 1964 estava chegando ao fim. Os Beatles estavam realizando intermináveis  turnês, um filme havia sido rodado, um lp estava na parada acompanhado de um EP mais alguns singles.Nessa agenda apertadíssima de apresentações e entrevistas, o grupo arranjou tempo de gravar mais um disco para as vendas de natal, com um porém: Iriam recorrer a velha fórmula dos 2 primeiros álbuns, metade das musicas originais e metade covers dos tempos do 'Cavern Club'.

Saindo de um disco tão brilhante como 'A Hard Day's Night', este próximo só não seria um passo para trás se não fosse o amadurecimento das composições Lennon-McCartney. Pela 1ª vez os Beatles dariam mais ênfase à Country Music ( Como em 'I´ll Cry instead', do álbum anterior ). Violões começavam a ser mais usados e o Rhythm & Blues começaria a perder espaço nos discos dos Beatles.

Em 65 a propaganda em cima dos Beatles era tão grande que souvenirs com a imagem dos quatro garotos inundavam o mercado. De botas, cortinas, lancheiras, lapiseiras, cadernos até bonequinhos e perucas.Em cima disso, e pela obrigatoriedade de um lançamento inédito no final do ano, nada melhor do que batizar o próximo LP como ' Beatles For Sale' ( ...à venda!). Dá para notar pela foto da capa a 'animação' do grupo

Nos Estados Unidos o disco equivalente foi intitulado 'Beatles 65'. O disco chegou ao 1º lugar nas paradas britânicas em 28 de Dezembro, onde permaneceu nessa posição por 9 semanas. A propósito... o disco desbancado por ele era outro do grupo: 'A Hard Day's Night'

Da sessão de gravação do disco saiu um single..' I feel Fine/She's a Woman', mas nenhuma dessas músicas foi incluída no LP. 'Leave My Kitten Alone', um cover de Litte Willie John, gravada para o disco foi deixado de fora, e permaneceu inédito ( oficialmente ) até 1995, quando foi incluído na série 'Anthology'.

NO REPLY  ( Lennon/McCartney )
Gravada em 30 de Setembro 1964
Originalmente, esta música foi composta  por John para Tommy Quickly ( artista empresariado  por Brian Epstein ), mas os Beatles resolveram gravá-la.   Forte candidata a ser lançada como  single nos Estados Unidos,  foi substituída por 'Eight Days a Week'. John canta, sendo acompanhado por Paul em algumas partes.

 

No Reply (Remastered 2009)

 

I'M A LOSER  ( Lennon/McCartney )
14 de Agosto 1964
Uma das primeiras músicas ´mais sérias´de John. Com batida Coutry-Music e  letra influenciada por Bob Dylan,  esta foi uma das primeiras tentativas de John falar dele mesmo, deixando os casos de amor entre adolescentes ficarem mais raros em suas canções. John canta e toca harmônica.  Paul faz o backing vocal.

 

I'm A Loser (Remastered 2009)

 

BABY'S IN BLACK  ( Lennon/McCartney )
11 de Agosto 1964
Uma valsa esquista com uma vaga influência country. Foi uma das últimas composições genuínas de Lennon-McCartney. Os dois cantam a música inteira em 2 vozes.

 

Baby's In Black (Remastered 2009)

 

ROCK AND ROLL MUSIC  ( Chuck Berry )
18 de Outubro 1964
O 1º cover do disco. Um rock de Chuck Berry lançado em 1957. John canta, sendo que George Martin, John e Paul tocam o mesmo piano.

 

Rock And Roll Music (Remastered 2009)

 

I'LL FOLLOW THE SUN  ( lennon/McCartney )
18 de Outubro 1964
Apesar de 'ver a luz do sol'  apenas em 1964, esta musica é uma das primeiras compostas por Paul, em meados de 1960. A parte do meio foi alterada para a gravação, mas a base da canção é praticamente a mesma. Paul canta.

 

I'll Follow The Sun (Remastered 2009)

 

MISTER MOONLIGHT  ( Roy Lee Johnson )
18 de Outubro 1964
O que todo fã dos Beatles se pergunta: 'Por que diabos eles gravaram isso???' Este cover Dr. Feelgood & the Interns foi lançado em Janeiro de 62, mas não fez sucesso nenhum.  Os Beatles costumavam tocá-lo no Cavern, talvez por ser uma música desconhecida ( eles adoravam descobrir raridades ), mas essa gravação é muito estranha, principalmente o órgão Hammond tocado por Paul. John canta e George Harrison toca um tambor africano (?).

 

Mr Moonlight (Remastered 2009)

 

KANSAS CITY / HEY HEY HEY  ( Jerry Leiber/Mike Stoller/Richard Penniman )
18 de Outubro 1964
Creditada apenas como 'Kansas City' na contracapa do disco original, na verdade esta música é um 'Medley' ( junção de 2 musicas ). 'Kansas City' , assim como 'Hey Hey Hey' foram  sucessos de Chuck Berry,  que costumava juntá-las nas apresentações ao vivo de 1959... ou seja, essa idéia do medley não veio de Paul McCartney, que a canta.

 

Kansas City / Hey-Hey-Hey-Hey (Medley / Remastered 2009)



EIGHT DAYS A WEEK  
( lennon/McCartney )
06, 18 de Outubro 1964
Provavelmente  a música mais forte do disco ( e a única incluída no álbum-coletânea '1962/1966' ). Com uma introdução  bastante original para a   época, a música começa em fade-in, mas ironicamente, não termina em fade-out. Os Beatles estavam começando a se deliciar com as maravilhas que um estúdio de gravação podia fornecer,, e este foi um dos experimentos. Há uma certa ligação com o título 'Eight Days a Week' com o que seria o título provisório de seu 2º filme - 'Eight Arms to Hold You',  mais tarde mudado para 'Help!'. A música foi feita em parceiria, sendo que John e Paul cantam juntos.

 

The Beatles - Eight Days A Week (HQ)

 

WORDS OF LOVE  ( Buddy Holly )
18 de Outubro 1964
Cover de Buddy Holly. Ídolo dos rapazes. Lançada originalmente em 1957 pelo próprio Holly, John e Paul cantam esta versão. Mais tarde, nos anos 70, Paul iria adquirir os direitos de todas as canções de Buddy Holly.

 

Words Of Love (Remastered 2009)

 

HONEY DON'T  ( Carl Perkins )
26 de Outubro 1964
Um Rockabilly original de Carl Perkins, lançada em 1956 como lado B do single ' Blue Suede Shoes'. John costumava cantá-la em Hamburgo e no Cavern, mas como faltava uma música para Ringo cantar neste disco, esta foi passada para ele.

 

Honey Don't (Remastered 2009)

 

EVERY LITTLE THING  ( lennon/McCartney )
30 de Setembro 1964
Ainda no estilo da fase 'A Hard Day´s Night,'   esta múscia foi escrita por John e Paul, que a cantam. Ringo toca tímpanos. em 1969 o 'progressivo' grupo YES fez um cover dela em seu 1º disco.

 

Every Little Thing (Remastered 2009)

 

I DON'T WANT TO SPOIL THE PARTY  ( lennon/McCartney )
29 de Setembro 1964
Mais um Country, com ênfase em violão e harmônica. percebe-se aqui que a harmonia vocal começa a se diferenciar dos arranjos anteriores.  John canta enquanto Paul faz a 2ª voz.

 

I Don't Want To Spoil The Party (Remastered 2009)

 

WHAT YOU'RE DOING  ( lennon/McCartney )
26 de Outubro 1964
Levando-se em consideração que 'I´ll Follow The Sun' já havia sido escrita anos antes, 'What You´re Doing' torna-se a única contribuição de Paul para este disco. Realmente 1964 foi o ano de John  Lennon, e, assim como em 'A Hard Day´s Night', Paul pouco produziu neste ano como compositor, porém, fez coisas brilhantes como 'And I love Her' e 'Can´t Buy Me Love'. Paul canta e George usa mais uma vez sua Rickenbaker de 12 cordas.

 

(12254) What You're Doing (Remastered 2009) - YouTube

 

EVERYBOY'S TRYING TO BE MY BABY  ( Carl Perkins )
18 de Outubro 1964
A única música cantada por George Harrison no disco, e mais um cover de Carl Perkins de 1958. Os mais entendidos na obra Perkins afirmam que George canta a letra errada, apenas reproduzindo-a foneticamente. Os  discos daquela época não vinham  acompanhados de letras, e um Rockabilly de um cantor de sotaque americano-caipira talvez tenha confundido demais os ouvidos desses garotos ingleses. Coisa que nós, brasileiros não percebemos.

 

Everybody's Trying To Be My Baby (Remastered 2009)

_______________________________________________________________________

Breve outros álbuns.

Aguardem!

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional