ROCK AND ROLL

Free Translation Widget

Rating: 2.7/5 (468 votos)




ONLINE
1






CURIOSIDADES DO ROCK

 Créditos: www.guiadoscuriosos.uol.com.br

 

Curiosidades sobre 15 bandas do Rock Internacional

 

http://guiadoscuriosos.uol.com.br/_img/_conteudo/56061.jpg

 

 

 

 

 

 

1. Def Leppard
Rick Allen, o baterista da banda, perdeu o braço em um acidente de carro nos anos 80. Mas isso não o fez desistir de tocar. A banda continuou com a mesma formação, e Rick aprendeu a comandar a bateria usando os pés, uma das mãos e algumas batidas programadas.

2. Nirvana
"Smells Like Teen Spirit", nome do maior hit do Nirvana, é uma referência a... uma marca de desodorantes!

3. Guns n’ Roses
O hit "Sweet Child o’ Mine" é dedicada a Erin Everly, cujo casamento com Axl Rose durou apenas um mês. A música de rock preferida do guitarrista Slash não é do Guns, mas do Aerosmith: "Nobody’s Fault". O nome verdadeiro de Slash é Saul Hudson; o de Axl Rose é William Bailey. A banda gravou a música "Patience" com os músicos totalmente bêbabos. No dia seguinte, tiveram que regravar uma parte em que dava para ouvir Axl Rose gorfando.

4. Black Sabbath
O guitarrista Tony Iommi perdeu parte de dois dedos em um acidente. A banda só não chegou ao fim porque Iommi deu um jeito de continuar tocando com a ajuda de algumas estratégias: usar um acessório para deixar os dedos mais longos e afinar a guitarra três tons mais grave do que o usual, deixando assim as cordas mais soltas e macias. A primeira música que Iommi compôs com esse novo estilo foi "Iron Man", um dos grandes hits da história da banda.

5. Pink Floyd
A música "Shine On You Crazy Diamond" - assim como muitas outras do Pink Floyd com a temática loucura - é inpirada no primeiro guitarrista-líder da banda, Syd Barret. O músico enfrentava dificuldades de concentração devido às crises de esquizofrenia e ao consumo regular de LSD. A banda então chamou David Gilmour, que havia ensinado Syd Barret a tocar guitarra na escola, para subir ao palco junto de Syd e encobrir seus erros ao longo das apresentações. Aos poucos, Syd acabou se afastando da banda e Gilmour foi naturalmente ocupando seu lugar. Antes de se chamar Pink Floyd, a banda se chamava Sigma 6. A formação original tinha Roger Waters no baixo, Nick Mason na bateria, Richard Wright nos teclados, Bob Close na guitarra e Syd Barret na guitarra-líder. Foi Syd que sugeriu a mudança do nome para Pink Floyd Sound - uma homenagem aos músicos do blues Pink Anderson e Floyd Council.

6. Lynyrd Skynyrd
O vocalista Ronnie Van Zant está enterrado com uma camiseta do Neil Young - a mesma que ele usa na capa do último CD que gravou com a banda. A admiração entre os dois músicos costumava ser mútua: Neil Young costumava dizer que preferia tocar "Sweet Home Alabama", hit do Lynyrd Skynyrd, do que sua "Southern Man". O nome da banda foi inspirado em um professor da escola dos músicos, que se chamava Leonard Skinner e costumava suspender os alunos de cabelos compridos.

7. Deep Purple
A música "Smoke On The Water" foi composta por Franz Zappa depois de um show da banda no festival de Montreux, na Suíça, em 1971. Na ocasião, alguém acendeu um sinalizador, que caiu no chão feito de bambu e o incendiou.

8. The Who
Uma vez, durante uma apresentação no começo da carreira da banda, Pete Townshed sem querer atingiu o teto da casa de shows com o braço da guitarra, provocando um som que levantou a plateia. Ao tentar repetir o bem-sucedido barulho, Pete acabou quebrando o braço da guitarra. Para quebrar o constrangedor silêncio do público, o guitarrista acabou destruindo o instrumento no palco - a performance foi um sucesso e, no show seguinte da banda, havia o dobro de pessoas na plateia.

9. The Sex Pistols
A banda foi barrada tantas vezes por causa de seu nome no início de carreira que decidiu se apresentar sob o codinome SPOT (sigla para "Sex Pistols On Tour"). O agente da banda, Malcolm McLaren, costumava sugerir palavras-chave para servir de tema para as novas composições do grupo. Uma delas foi "submission" (submissão). Para tirar sarro, o Sex Pistols compôs uma música sobre uma missão submarina ("sub-mission"). O dinheiro usado para comprar a heroína que causou a morte do baixista Sid Vicious foi dado a ele pela própria mãe, que pensava que ele usava apenas cocaína.

10. Metallica
O vocalista James Hetfield começou a compor o hit "Nothing Else Matters" enquanto falava no telefone e, com a outra mão, segurava a guitarra. Ao esbarrar nas cordas, saiu um som que não poderia ser desperdiçado. Ele desligou o telefone e começou a trabalhar na música.

11. Queen
No videoclipe de "The Great Pretender", uma das mulheres que cantam com Freddie Mercury é, na verdade, o baterista Roger Taylor fantasiado.

12. Rolling Stones
Aos 47 anos, o baixista Bill Wyman começou um relacionamento com Mandy Smith, que tinha apenas 13 anos. O polêmico namoro tinha o aval da mãe da menina. Seis anos depois, eles se casaram, mas a relação só durou um ano. Mais tarde, o filho de Bill, Stephen Wyman, se casou com a mãe de Mandy; ele tinha 30 anos e ela, 46. Isso fez de Stephen o padrasto de sua ex-madrasta.

13. The Doors
Jim Morrison sugeriu o nome The Doors para sua banda baseado no livro The Doors of Perception, de Aldous Huxley, que exalta o uso de drogas alucinógenas.

14. AC/DC
O nome da banda foi sugerido pela irmã dos guitarristas Angus e Malcolm, Margaret Young. Ela viu a sigla AC/DC ("corrente alternada / corrente contínua", ou o atual "bivolt") escrita em um aspirador de pó. Angus e Malcolm gostaram do nome, por ser relacionado à eletricidade.

15. Foo Fighters
"Foo Fighters" é como a força aérea norte-americana costumava chamar os Ovnis nos anos 40.

 

Curiosidades sobre 15 bandas do Rock Nacional

1. Barão Vermelho
O nome da banda foi tirado das tiras da turma do Snoopy. Barão Vermelho era o rival de Snoopy, quando ele assumiu a personalidade de um piloto da Primeira Guerra. O primeiro disco foi gravado em 1982 pela Som Livre, em dois finais de semana. A banda foi considerada a primeira a fazer um rock genuinamente brasileiro.

2. Capital Inicial
A banda adotou este nome porque não tinha dinheiro para dar início à sua carreira. A canção "Música Urbana", sucesso da banda, só tinha uma estrofe. Dinho Ouro Preto ligou para Renato Russo, da Legião Urbana, e pediu a segunda estrofe. Ele fez a letra na hora, ditando para que Dinho escrevesse.

3. Charlie Brown Jr.
Antes de ser músico, Chorão era skatista profissional. É dele o terceiro lugar nos campeonatos brasileiros de 1987 e 1988. A ideia de batizar a banda de "Charlie Brown Jr." veio depois que Chorão bateu o carro em uma barraca de coco que tinha esse nome.

4. CPM22
A sigla que compõe o nome da banda significa "Caixa Postal Mil e Vinte e Dois". Trata-se do endereço de correspondência do grupo. O CPM22 lançou seu primeiro disco, A Alguns Quilômetros de Lugar Nenhum, em 2000. A tiragem de apenas 4 mil cópias se esgotou em um mês.

5. Jota Quest
O nome do grupo homenageia o personagem de desenho animado Johnny Quest. A ideia era usar seu nome inteiro, mas ele não coube no cartaz de um dos primeiros shows dos músicos. A turma decidiu então abreviá-lo para J. Quest. Em 1998, a Hanna-Barbera, dona dos direitos do desenho, processou a banda pelo uso da palavra, obrigando-a a adotar o atual Jota Quest. O último a entrar para a banda foi o vocalista Rogério Flausino. Ele participou de um teste com outros 12 candidatos para conseguir a vaga. Seu nome verdadeiro é Rogério Oliveira de Oliveira (Flausino é o sobrenome de seu avô).

6. Skank
O Skank foi o primeiro grupo nacional a mixar um álbum no estúdio Abbey Road, em Londres, e a conquistar, com uma canção em português - "Garota Nacional"-, o primeiro lugar nas paradas de uma rádio européia.

7. Legião Urbana
A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu na Festa Nacional do Milho, no Parque de Exposições da cidade mineira Pato de Minas. A banda foi uma das 9 atrações do festival Rock no Parque, realizado em 5 de setembro de 1982. Durante o show, os rapazes da banda Plebe Rude subiram no palco e tocaram uma música incentivando que as pessoas votassem em branco. Era época de fim da ditadura militar, mas a polícia não gostou e todos foram parar na delegacia para explicar a letra da música. Renato Russo, líder da Legião, fez ao delegado um discurso tão convincente pela liberdade de expressão que a turma foi liberada. A única condição era que eles fossem embora da cidade imediatamente e nunca mais voltassem. Todos aceitaram. O último show da banda foi realizado no dia 14 de janeiro de 1995 na casa Reggae Night, no Morro Nova Cintra, em Santos. O álbum do grupo que alcançou maior vendagem foi As Quatro Estações, de 1989, com 1,3 milhão de cópias vendidas.

8. Los Hermanos
Marcelo Camelo escreveu "Anna Júlia" com base na história do produtor da banda, Alex Werner. Quando fazia faculdade, ele paquerava uma colega chamada Anna Júlia Werneck, mas não se aproximava dela porque era muito tímido. O roqueiro Jim Capaldi fez uma versão em inglês da canção "Anna Júlia". O ex-Beatle George Harrison toca a guitarra na gravação. Foi a última música gravada por Harrison.

9. Mamonas Assassinas
Antes de decidirem por Mamonas Assassinas, foram cogitados os títulos "Os cangaceiros de teu pai", "Coraçõezinhos apertados", "Uma rapa da Zé" e "Tangas vermelhas". Os Mamonas Assassinas estouraram em junho de 1995. No início, cobravam oito mil reais por apresentação. Em fevereiro de 1996, esse valor já tinha subido para 70 mil. Eles só não se apresentaram nos Estados do Acre e do Tocantins. Os Mamonas venderam cerca de dois milhões de cópias de seu disco de estreia em oito meses de trabalho. O resultado ultrapassou o recorde nacional, que era do disco Rádio Pirata - Ao Vivo, do RPM.

10. Titãs
Sérgio Britto, Arnaldo Antunes, Paulo Miklos, Marcelo Fromer, Nando Reis, Ciro Pessoa e Tony Bellotto se apresentaram juntos pela primeira vez no evento A Idade da Pedra Jovem, promovido em 1981 pelo colégio Equipe. Todos eles estudavam no local. Nessa época, a banda se chamava Titãs do Iê-Iê.

11. Paralamas do Sucesso
Vital, personagem da música "Vital e Sua Moto", foi o primeiro baterista da banda. Herbert Viana e Bi Ribeiro já se conheciam de Brasília. Quando se reencontraram no Rio de Janeiro, conheceram Vital e acharam que ele daria um bom baterista porque batucava muito bem na sala de aula do cursinho pré-vestibular. Sem dinheiro, arranjaram um bongô e um fundo de gaiola de passarinho para servir de prato e compor a bateria. A música "Vovó Ondina é Gente Fina", do álbum O Passo do Lui, é uma homenagem à avó de Bi, baixista da banda, porque os Paralamas ensaiavam na casa dela. Um dia a polícia foi chamada por causa do barulho, mas a avó não se incomodava. Ao contrário, gostava da bagunça. Ela ia a shows sem avisar: chegou a aparecer de surpresa no Circo Voador, no Morro da Urca e ia sozinha a danceterias só para ver os rapazes tocarem.

12. Pato Fu
O nome da banda é inspirado em uma tirinha do Garfield em que o gato lutava "gato-fu". Para não copiar claramente o desenhista e criador do personagem Jim Davis, o trio balizou a banda como Pato Fu, em 1992. Para chamar a atenção para sua fita demo, em meio às centenas que as gravadoras recebem de bandas iniciantes, o Pato Fu mandava também um pedaço de queijo que se destacava pelo mau cheiro.

13. Raimundos
Foi numa abertura de show dos Titãs a primeira - e única - vez que o baterista Fred deu um mosh, aquele pulo do palco em cima da plateia. Ele acabou batendo a cabeça no chão e ganhou um coágulo no cérebro, depois retirado em uma cirurgia. Canisso comprou um de seus primeiros baixos com o dinheiro da venda de seu fusca azul calcinha chamado Trovão Azul. O carro capotou quando ele estava ensinando o vocalista Rodolfo a dirigir.

14. Secos e Molhados
Os Secos e Molhados revolucionaram a cena musical da época. Os shows misturavam música e encenações teatrais. A banda acabou uma semana depois que o segundo álbum, Secos e Molhados II, foi lançado, em agosto de 1974.

15. Sepultura
O disco de maior sucesso da banda foi Roots (1996), que misturava o metal tradicional com ritmos brasileiros, contando inclusive com a participação do músico Carlinhos Brown e de uma tribo de índios xavantes. Sucessor de Iggor Cavalera, que deixou a banda em 2006, o baterista mineiro Jean Dolabella sempre foi fã do Sepultura. Quando tinha 12 anos, Jean foi a  um show do Sepultura e conseguiu uma palheta de Andreas, que guarda desde então.

 

 

em breve mais curiosidades aguardem...


 

Arnold Schwarzenegger e Franco Columbu “emprestaram” os corpos nos quais são sobrepostas as cabeças dos integrantes do Grand Funk Railroad na capa de álbum “All The Girls In The World Beware”.

 

 

Devido à capa ter sido censurada, pois mostrava duas mulheres “se pegando” num banheiro, a edição brasileira em LP do “Force It” do UFO saiu com a parte gráfica e ficha técnica incluindo nome das músicas do disco seguinte da banda, o “No Heavy Petting”.

 

A intenção original de George Harrison era promover uma reunião dos Beatles no Concerto de Bangladesh, que só não se concretizou, poiis, John, ao saber que George não queria Yoko Ono no palco, declinou do convite, e Paul recusou porque na época Harrison estava movendo um processo contra ele.

 

Quando nasceu, Jimi Hendrix foi chamado por sua mãe de Johnny Allen Hendrix; entretanto, após o pai de Jimi levá-lo consigo, decidiu registrar o garoto isto já em setembro de 1946 com o mesmo nome de um irmão, falecido na década de 20, chamado James Marshall Hendrix. Mas, ao contrário do que alguns pensam, a lendária fábrica de amplificadores Marshall não teve nenhuma inspiração em Jimi, pois, já estão em atividade desde o ano de 1962.

 

O Made in Brasil é sem dúvida, a banda que mais variou de formação até hoje, pois, ao longo de seus mais de trinta anos de carreira, já passou por mais de 150 formações diferentes.

 

Uma das maiores lendas da história do Rock é a que diz que Jimi Hendrix teria se oferecido para integrar o Emerson, Lake & Palmer, e que o trio teria recusado o convite! Pura ficção: quem foi efetivamente convidado para integrar o que viria a se tornar o trio foi o baterista Mitch Mitchell, amigo de Keith Emerson (e neste caso o trio acabaria se chamando Emerson, Lake & Mitchell!!!). Porém, logo depois decidiu-se que quem ficaria com as baquetas seria Carl Palmer. Na época, Keith Emerson era alcunhado pela imprensa britânica como o “Jimi Hendrix dos teclados”, e Mitch acabou comentando com Hendrix sobre a possibilidade de uma “jam” com Keith, ao que o guitarrista concordou, e disse que quando possível gostaria sim de dividir o palco com o tecladista, numa das costumeiras jam-sessions que fazia com inúmeros músicos, mas não mencionou nada sobre ingressar na banda!. Entretanto, com a morte de Hendrix em setembro de 1970, o encontro acabou não vingando.

 

 O álbum que possui o título mais comprido pelo menos na história do rock, é o de estréia do Tyranossaurus Rex, banda de Marc Bolan que duraria até 1970, ano em que Bolan montaria o T.Rex, que ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma continuação do grupo anterior. O nome do disco é “My people were fair and had Sky in their hair, but now they’re content to wear stars on their brows”.

A tradução é mais ou menos esta:

 "Meu povo era lindo e tinha céu no cabelo. Agora estão contentes por carregar estrelas em suas testas"

 

John Paul Jones é creditado como o responsável pelo arranjo de cordas da canção “She’s A Rainbow” do álbum “Their Satanic Majesties Request” dos Rolling Stones, editado em 1967; o mesmo disco possui outra canção com um arranjo de cordas semelhante, “2000 Light Years From Home”, que provavelmente também foi de autoria do então futuro integrante do Led Zeppelin, mas nenhuma edição do álbum menciona crédito para John Paul Jones.

 

 O Dire Straits se chamava originalmente Café Racers; entretanto, logo após sua segunda turnê, adotaram o nome com o qual passariam para a posteridade, inspirado num amigo da banda, que observou a precária situação dos rapazes (Dire Straits = finanças em ruínas).

 

O Hot Tuna se chamava originalmente Hot Shit, mas teve de mudar de nome para conseguir assinar contrato com a RCA, pois logicamente a gravadora não aprovou um nome tão singelo para uma banda...

 

“Swan Song”, o símbolo que o Led Zeppelin adotou como logotipo de sua gravadora, foi inspirado num quadro pintado em 1851, por Willian Rimer intitulado “Evening Fall Of Day”, que representa Apollo, o Deus grego do Sol. Há também uma canção instrumental inacabada com este título, que depois resultaria em “Midnight Moonlight”, gravada pelo The Firm.

 

 

 


 

 

 

 

 

Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis