Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
 ROCK AND ROLL

Free Translation Widget

Rating: 2.7/5 (467 votos)




ONLINE
1






Anos 70

 

 

 

O fim dos Beatles

 

Em 30 de janeiro de 1969, o quarteto de Liverpool sobem na cobertura do Edifício da Apple, depois de vários dias de ensaios no estúdio para realizar sua última apresentação ao vivo num projeto cinematográfico originalmente intitulado Get Back. Era o documentário de sua próxima gravação que seria incluída no filme Let It Be.

Os Beatles tocaram durante quarenta minutos até a polícia intervir pedindo para eles diminuirem o som dos instrumentos.

 

LET IT BE

A apresentação terminou antes do previsto e tornou-se famosa.

Com o projeto suspenso eles passaram a trabalhar no álbum Abbey Road, no verão de 69.

Com a conclusão da música "I want you (She's so Heavy)". essa seria a última vez que eles se reuniriam em estúdio

Em 10 de abril de 70. McCartney anunciava publicamente o fim da banda.

Existem várias especulações a respeito do motivo do fim. Morte de Epstein, a decepção de Harrison por não poder mostrar todo seu potencial como compositor enquanto existisse o contrato de parceria Lennon/McCartney, a busca pela individualidade de cada um, porém o que mais se comenta e dá uma certeza aos fãs, é a presença de Yoko Ono nos estúdios, dando palpites, e ás vezes até tomando iniciativas. com o aval de John, coisa que os demais integrantes não suportavam.

Especulações à parte, o importante é que a banda talvez tenha sido a que mais ajudou na transição do rock básico dos primeiros tempos para o rock mais complexo a partir de Revolver e consequentemente o Sgt. Peppers, considerado um divisor das águas do rock&roll.

Em 1970, assim como os roqueiros da 1ª geração, já haviam atingido sua maioridade e a inocência dos primeiros tempos era apenas passado. As grandes bandas em sua maioria estavam cercadas dos melhores equipamentos de estúdio e mesmo orquestras como no emblemático lançamento do Deep Purple Concert For Group and Orchestra. Um outro grande passo foi a difusão de sintetizadores Moogs e Minimoogs inventados por Robert Moog, teclados capazes de criar novas tassituras e variedades sonoras antes impraticáveis.

 O público do rock se dividia em duas frentes: as dos adolescentes mais interessados nos hits singles de bandas teoricamente "descartáveis" e a dos já amadurecidos rockers dos primeiros tempos, em busca de experimentação, letras e álbuns completos.

O rock progressivo começava a se apresentar ao público e Greg Lake, após abandonar o King Crimson, formava a clássica Emerson, Lake & Palmer (acompanhado de Keith Emerson, e Carl Palmer), cativando um público cada vez mais sério.

O Álbum Deja Vu de Crosby, Stills, Nash & Young, é o mais vendido do anos nos Estados Unidos. Com a aquisição do baterista Phill Collins, a banda Gênesis inciava sua carreira de sucesso. 

Na mesma boate em que os Beatles começaram, o Star Clube de Hamburgo, um grupo terminava em 69 sua temporada.

Era o Earth. Seus integrantes tomados de uma nova energira haviam se rebatizado como Black Sabbath, o mesmo nome da festa dos feiticeiros.

A velha Inglaterra recebia o grupo formado por Tony Iommi (guitarrista) Geezer Butler (baixista) Bill Ward (baterista) e Ozzy Osbourne (vocalista) que mais tarde comeria um crocante morcego (embora ele diga que isso é lenda).

Estavam ensaiando Evil Woman (Don't Play Your Game Whit Me), quando no intervalo perceberam um movimento na janela. Quando Geezer abriu a porta, um senhor entrou apresentando-se como o empresário Jim Simpson. Sem rodeios ofereceu um contrato ao grupo. Sucesso, dinheiro e reconhecimento.

Porém teriam que agir conforme ele determinasse, ou seja, nada de disc-jóqueis, programas de TV ou jornais de rock. Simpson tinha seus próprios métodos.

No início de 70, sem requintes musicais ele gravam em apenas dois dias o álbum Black Sabbath e como um relâmpago atingem o primeiro lugar nas paradas inglesas. Entrava o auge do hard rock.

Com o segundo álbum Paranoid, e sem alarde, eles conquistam a América, ficando em primeiro lugar por 65 semanas e junto com Deep Purple e Led Zeppelin vão formar o Trio de Ferro inglês.

Para dar uma resposta ao peso do Sabbath, surge munido de maquiagem e tetralidade, Vincent Furnier, e a banda Alice Cooper em 1971, com o hit Eighteen e o álbum Love It To Death. 

O rock dos anos 70, trazia o chamado heavy metal ou sua quase alma gêmea o hard rock, com roupas de couro pretas. cheias de tachinhas, cabelos compridos e guitarristas metidos a semi-deuses, e bandas explorando o tema satanismo, que arregimentava uma legião de fãs adolescentes: Black Sabbath, Judas Priest, Scorpions, Iron Maiden, Kiss, Alice Cooper A/C D/C e outros.

Já o Led Zeppelin trafegava nessa praia com um pouco mais de poesia. Enquanto isso do outro lado surgia um rock glamoroso em que a androginia era parte do visual que carregava na maquiagem e nas roupas espalhafatosas de plumas e lamês. Era o glan rock ou glitter (purpurina). Aqui aparece o camaleão David Bowie que em 72 lançava o personagem Ziggy Stardust e virava uma lenda.

Dessa leva surgiriam também o excêntrico Roxi Music, T. Rex, e o New York Dools (que se vestiam de mulher e tocavam como loucos. Fizeram a fama com outros artistas como Patty Smith, Television, etc. Do santuário do Punk de New York.   Dali também sairia a turma dos Ramones, considerada a primeira banda de Punk da história com um som pesado e rápido, na base dos três acordes.

 Em 1975 Malcom Maclaren ex-empresário do New York Dools forma a banda Sex Pistols. Estava criada a base do movimento punk.

Camisetas rasgadas, alfinetes de segurança, cabelos coloridos e arrepiados ou estilo moicano era a moda da rebeldia londrina.

Seus shows eram uma loucura, assim como as performances de Johnny Rotten (Joãzinho Podre) por causa dos dentes estragados, e do baixista Sid Vicious morto por overdose em Nova York aos 21 anos, acusado de assassinar a namorada Nancy Spungen.

Outras bandas punk apareceram. Dessas a mais importante foi The Clash, formada em 76.

Da Alemanha vem um novo som, mais conceitual, misturando erudito e efeitos eletrônicos. Era o Kraftwerk, precursor da eletrônica ou o Tecnopop.

Outras bandas da época: Slade, Sweet, MC5, Uriah Heep, Nazareth, Yes.

 

Clique no link e divirta-se


The Beatles - I Want You (She's so Heavy) - http://mais.uol.com.br/view/16221574

 

Deep Purple - Flight of The Rat - http://mais.uol.com.br/view/16221579

 

King Crimson - Cat Food - http://mais.uol.com.br/view/16221585

 

Emerson, Lake & Palmer - Lucky Man - http://mais.uol.com.br/view/16221590

 

Crosby, Stills, Nash & Young - Down By The River - http://mais.uol.com.br/view/16221594

 

Black Sabbath - Wheels of Confusion - http://mais.uol.com.br/view/16221602

 

Alice Cooper - Elected - http://mais.uol.com.br/view/16221605

 

Led Zeppelin - Rock and Roll - http://mais.uol.com.br/view/16221612

 

Judas Priest - Living After Midnight Ending - http://mais.uol.com.br/view/16221615

 

Scorpions - Speedy's Coming - http://mais.uol.com.br/view/16221620

 

Iron Maiden - Invasion - http://mais.uol.com.br/view/16221624

 

Kiss - Rock and Roll All Nite - http://mais.uol.com.br/view/16221628

 

David Bowie - Rebel Rebel - http://mais.uol.com.br/view/16221630

 

AC/DC - London Soul Stripper - http://mais.uol.com.br/view/16221633

 

Roxy Music - Love Is The Drug - http://mais.uol.com.br/view/16221638

 

T.Rex - Get It On - http://mais.uol.com.br/view/16221944

 

New York Dolls - Personality Crisis - http://mais.uol.com.br/view/16221949

 

Patty Smyth - Downtown Train - http://mais.uol.com.br/view/16221950

 

Television - Call Mr Lee - http://mais.uol.com.br/view/16221954

 

Ramones - Blitzkrieg Bop - http://mais.uol.com.br/view/16221959

 

The Clash - Garageland - http://mais.uol.com.br/view/16221962

 

Kraftwerk - das Modell - http://mais.uol.com.br/view/16221968

 

Slade - Cum on feel the noize - http://mais.uol.com.br/view/16221976

 

Sweet - The Ballroom Blitz - http://mais.uol.com.br/view/16221980

 

Mc5 - Kick out the Jams - http://mais.uol.com.br/view/16221987

 

Uriah Heep - Sweet Lorraine - http://mais.uol.com.br/view/16221994

 

Nazareth - Razamanaz - http://mais.uol.com.br/view/16221997

 

Yes - Soon - http://mais.uol.com.br/view/16222221

 

Sugestões de outras bandas da época, entre no Fale Conosco.

 


 

 

O Rock brasileiro dos anos 70

 

 

O endurecimento do Regime Militar havia levado Caetano e Gil ao exílio em Londres onde viveram de 69 a 72.

Durante o período gravaram dois discos considerados dos seus melhores (Transa) de Caetano e (Expresso 2222 ) de Gil.

 

Para o rock brasileiro não ficar devendo nada ao Internacional, O Terço , nos mesmos moldes da Banda Yes e mesmo aos trancos e barrancos, sempre gravitando em torno do guitarrista Sergio Hinds  lança em 1975 do 3º LP Criaturas da Noite, com destaque para a música 1974, com 12,53 de duração, prá rock progressivo nenhum botar defeito.

Rita Lee deixaria os Mutantes em 72 iniciando uma bem sucedida carreira solo com o grupo Tutti Frutti, e Arnaldo Batista gravaria o aclamado Loki? em 74.

 

Os Mutantes mesmo sem Rita ainda atravessariam a década convertidos ao rock progressivo, passando por várias formações e dissolvendo-se em 1978.

Em 73 surgia o Secos & Molhados liderados por João Ricardo, trazendo Gerson Conrad e Ney Matogrosso como vocalista. Faziam uma "poesia musicada".

 

O grupo durou até 1974 gravando dois discos. Suficiente para torná-los famosos.

Outro ícone considerado o maior nome do rock nacional, venderia 600.000 compactos de Ouro de Tolo, tornando-se em poucos dias "bardo dos hippies" com suas músicas debochadas "Mosca na Sopa" e "Maluco Beleza", esotéricas como "Há dez mil anos atrás" e "Gita" e motivacionais como "Metamorfose Ambulante" (que havia composto aos 14 anos) e "Tente Outra Vez".

Estou falando de Raulzito Seixas.


Outros locais do Brasil também fariam seus movimentos. O Clube da Esquina, liderado por Milton Nascimento e Lô Borges, a chamada Invasão Nordestina que misturava o sertanejo ao rock, como Fagner, Zé Ramalho e Belchior, e a nova onda dos Novos Baianos que haviam se apresentado em 69 no Festival da Globo ainda sem nome. Foi lá que o pessoal começou a chamá-los de Novos Baianos e eles acabaram adotando.

 

O grupo era formado por Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Galvão e a falsa baiana (pois era de Niteroi embora tivesse sido criada na Bahia) Baby Consuelo.

Em 70 lançam seu primeiro álbum Ferro na Boneca onde a maioria das composições haviam sido feitas parta os filmes Caveira, my Friend e Meteorango Kid, duas produções do underground baiano.

Várias outras bandas embora sem espaço na música, se destacaram no circuito underground da época. O Terço, o Hard Rock do Made In Brasil, o rock rural de Sá, Rodrix e Guarabira e o hard progressivo do Casa das Máquinas.

No submundo dos filhos de Pink Floyd congregava ainda A Bolha (The Bubbles), Veludo, O Som Nosso de Cada Dia, Bixo da Seda, Barca do Sol, Moto Perpétuo (Guilherme Arantes - vocalista), Peso e Vímana, entre outros.

Do Vímana faziam parte: Lulu Santos, Lobão e Ritchie, que a rigor daria o pontapé para o rock brasileiro dos anos 80.

 

Clique no link e divirta-se:

 

O Terço - 1974 - http://mais.uol.com.br/view/16222230

 

Tutti Frutti - Motel 56 - http://mais.uol.com.br/view/16222238

 

Secos & Molhados - Sangue Latino - http://mais.uol.com.br/view/16222240

 

Raul Seixas - Ouro de Tolo - http://mais.uol.com.br/view/16222256

 

Novos Baianos - Preta Pretinha - http://mais.uol.com.br/view/16222258

 

Sá, Rodrix & Guarabyra - Mestre Jonas - http://mais.uol.com.br/view/16222278

 

Casa das Máquinas - Casa de Rock - http://mais.uol.com.br/view/16222283

 

A Bolha - Deixe Tudo de Lado - http://mais.uol.com.br/view/16222286

 

Veludo - Veludeando - http://mais.uol.com.br/view/16222289

 

Som Nosso de Cada Dia - Sinal da Paranoia - http://mais.uol.com.br/view/16222296

 

Bixo da Seda - Trem - http://mais.uol.com.br/view/16222297

 

A Barca do Sol - Lady Jane - http://mais.uol.com.br/view/16222300

 

Moto Perpétuo - Verde Vertente - http://mais.uol.com.br/view/16222302

 

O Peso - Cabeça Feita - http://mais.uol.com.br/view/16222305

 

Vímana - Zebra - http://mais.uol.com.br/view/16222310

 

Made In Brasil - Rock de Verdade - http://mais.uol.com.br/view/16222311

 

Pão com Manteiga - Serzinho sem Medo - http://mais.uol.com.br/view/16222313

 

Som Imaginário - Sábado - http://mais.uol.com.br/view/16222317

 

Joelho de Porco - Rio de Janeiro City - http://mais.uol.com.br/view/16222324

 

Aqui encerramos os Anos 70, se tiver outras bandas da época, entre no Fale Conosco e mande sugestão


 

 

 

 

 

Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis